MONSTRUOSO

Vapor ao Vento é o intercâmbio que permite inventar novas maneiras de ser e de atuar no mundo em que vivemos, novas práticas, novos fluxos. . Juntos, podemos ler uma mensagem (livro, poesia, texto...); promover um debate; assistir um filme; produzir textos, músicas, trocas, amizades, interferências. O acesso é gratuito e livre.
Assembly (2017) é a última obra de Michael Hardt e Antonio Negri. Nela os autores chamam a atenção para a necessidade de analisar os problemas de organização que surgem em torno dos movimentos sociais e políticos, assim como encontrar formas de articulação para as novas relações que, a cada novo ciclo de lutas, desde o início do século XX - e mesmo antes, se orientarmos o ponto de referência para acontecimentos como o levante zapatista -, apareceram como alternativa à ordem imposta, em escala global, pelo sistema capitalista.
Em Assembly se aborda a questão de como tomar a iniciativa, por parte dos movimentos políticos e sociais, quando o esquema tradicional de uma vanguarda dirigente que representa os interesses da massa deixou de ser, em boa medida, operacional. Texto fundamental para pensar as alternativas de ação política e social nos dias atuais.
Assim começa o livro:
"A esta altura, o roteiro é familiar: movimentos sociais inspiradores erguem-se contra a injustiça e a dominação, tomam brevemente as manchetes em redor do globo e, então, aos poucos, somem de vista. Mesmo quando conseguem derrubar algum lider autoritário, eles têm sido até agora incapazes de criar alternativas novas e duradouras. Salvo raras exceções, esses movimentos ou abandonaram suas aspirações radicais e se tornaram partícipes dos sistemas existentes ou foram derrotados pela repressão feroz. Por que os movimentos, que contemplam as necessidades e os desejos de tantos, não foram capazes de alcançar mudanças duradouras e de criar uma nova sociedade, mais democrática e mais justa?"
Comentários
Postar um comentário