Igualdade e inteligência são termos sinônimos


Primeira partilha de Vapor ao Vento. Um texto de Jacques Rancière, filósofo francês contemporâneo. Quem quiser comentar, fique a vontade. Esse texto lhe diz algo?

“A virtude primeira de nossa inteligência é a virtude poética. A impossibilidade de dizer a verdade apesar de senti-la nos faz falar como poetas, narrar as aventuras de nosso espírito e comprovar que são entendidas por outros aventureiros [...]. No ato da palavra, o homem não transmite seu conhecimento, mas poetiza, traduz e convida os outros a fazer o mesmo. Comunica como artesão: manipulando as palavras como ferramentas [...]. A inteligência é a potência de se fazer compreender que passa pela verificação do outro. E somente o igual compreende o igual. Igualdade e inteligência são termos sinônimos [para se comunicar com outros tem que se crer no princípio da igualdade de todas as inteligências]”.

Jacques Rancière, em O mestre ignorante.

Comentários

  1. já gostei desse início... que a minha "capacidade artesã" possa ser estimulada nesse espaço e sirva para a troca de conhecimento.Não sei se estou viajando demais, mas me deu vontade de ler mais do texto...pq fiquei pensando na inteligência, na poética, na imaginação, na criatividade...enfim... nessas sensações e inquietudes que nos estimulam e proporcionam mudanças...
    Que o Vento sopre ao nosso favor...

    ResponderExcluir
  2. Esta é a parte das leituras. Em breve, teremos a parte da produção de textos. E, em seguida, a parte do encontro para conversar sobre os textos. E, depois, a parte da publicação... E, mais adiante, a parte de lançamento da publicação...rsrs. E por aí vai, como "Vapor ao Vento".

    ResponderExcluir
  3. Bom conhecer esse espaço/semente, que espalha palavras ao sabor do vento. Viajei também, apreendendo palavras de Rancière - antes de "alcançarmos" a inteligência e a igualdade, seria então, a poesia, em suas variadas formas de expressão, combustível do espírito... Preciso ler este livro, já!

    Desejo virtudes poéticas para todos!
    Patrícia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Consumação

Dar a ver, dar o que pensar: contra o domínio do automático

CARTA DE JULIAN ASSANGE AO REI CHARLES III