Fragmentos de Alexander Lowen: a loucura é a perda de contato com o corpo



Extratos de uma antiga entrevista com Alexander Lowen (1910-2008), criador da Bioenergética, no site Televisión Consciente. (Tradução: Vapor ao Vento).
VOCÊ É O SEU CORPO
Eu só posso dizer que, nesses 46 anos trabalhando com a questão corpo/mente, e penso que estou começando a entender algo sobre isso. A convicção que tenho, evidentemente, é que você és seu corpo. E sua cabeça não o controla... pelo menos de modo positivo. Pode controla-lo, em alguns aspectos, de um modo negativo. E meu trabalho tem sido estar mais em meu corpo para não estar dividido entre corpo e mente. Isso preserva e preenche minha vida de muitas maneiras. Finalmente, chego a um ponto em que creio entender como isso funciona, mas não é fácil.
UMA FAMILIA DIVIDIDA
Me dei conta ao trabalhar com a abordagem corpo-mente de que provenho de uma família que estava dividida. Meu e minha mãe não se entendiam muito bem. Discutiram toda a vida que conheci deles. E eram duas personalidades diferentes. Minha mãe era intelectual. Não uma grande intelectual, sempre estava pensando, pensando, resolvendo as coisas de sua cabeça e era ambiciosa. Meu pai gostava do prazer. De estilo relaxado, desfrutava da vida. Mas não era agressivo.
ALGO PARA REUNIFICAR A DIVISÃO
Ao ir crescendo me dei conta de que era inteligente. Minha mãe insistia nisso. Porém eu gostava de jogar futebol, o aspecto físico. Tem-se um pé em cada campo e não se está em nenhum lado e necessitava de algo que reunisse essas duas coisas. Se não, eu tinha caído no meio. Por sorte encontrei Wilhelm Reich.
O SENTIMENTO É UMA SENSAÇÃO DO CORPO
O sentimento é algo muito sensível...você sente seu corpo. E para sentir o corpo, ele tem que se mexer. Algo que não se move, não sente, está morto. Certo? Então, há de se possuir este corpo. Fazê-lo viver e assim temos sentimentos! Você pode falar o dia todo de sentimentos! Porém isso não é sentimento. O sentimento é uma sensação em teu corpo a qual você pode perceber o que acontece nele. Você pode ter bons ou maus sentimentos, porém se você não sente o seu corpo, você é apenas um espírito. Se esse espírito encantado está vagando por aí, não tem onde ir! Não sabe quem é! Se você traz esse espírito de volta ao corpo, o corpo se torna mais vivo e o espírito se realiza mais plenamente.
TRÊS PRINCIPIOS BÁSICOS DA BIOENERGÉTICA
O fundamental sobre o que vou falar é... sobre o Grounding, a Respiração e a Vibração. São as três vias básicas com as quais trabalho na Análise Bioenergética, em terapia.
A VIBRAÇÃO É O MOVIMENTO DA VIDA
Temos que conseguir que as pessoas respirem mais profundamente, que vibrem porque aí está a vida em movimento. Respirar é em si uma vibração.
GROUNDING: O PRINCIPIO BÁSICO
O “Grounding” é o principio básico que a Bioenergética criou. Tem um significado específico em termos de nosso corpo. Põe-nos em contato energético com a terra. Literalmente. A energia flui através de nossos pés para a terra. Também através de nossas mãos para as mãos dos outros. Certamente flui através de nossos olhos e alcança os olhos dos outros.
Isso é o Grounding, o fluxo através dessas seis aberturas para uma conexão. E se você tem essa conexão está conectado a si mesmo e à vida. Conectado a seu corpo, conectado a sua realidade, a seu próprio caminho e, a um paciente que fala de se sentir perdido, desconectado de quem é, você não pode devolvê-lo a uma conexão real falando de não estar conectado. “Você deve fazer isso ou aquilo...” Assim não funciona. Temos que mostrar como se conectar.
UMA GRANDE EXPERIÊNCIA COM A RESPIRAÇÃO
Estive em terapia com Reich durante três anos. Era uma terapia majoritariamente corporal. Não falávamos muito. Centrada em respirar. Respirar é a coisa mais importante na vida. Se você não respira não é feliz na vida. Ele sabia sobre respiração. Tive uma grande experiência numa sessão... E aquilo mudou minha vida de verdade.
A CULTURA NÃO É UMA CULTURA DO CORPO
O problema que temos é que a cultura não é uma cultura do corpo. É uma cultura orientada pela cabeça... Cada vez mais. Dando importância ao pensamento, ao poder e não ao sentimento. O sentimento é o último... E aí tem-se a foto da vida moderna!
SE VOCÊ PERDE O CONTATO COM O SEU CORPO
Quando você perde o contato com o seu corpo. Entra, um pouco, num mundo louco. Isso é a loucura, você se torna irreal, não sente a si mesmo como um humano. Há muito disso ao nosso redor. E temo que virá a ser pior.
UMA PESSOA SAUDÁVEL
Uma pessoa saudável se caracteriza por um corpo que está vivo e vibrante. Os olhos brilham, a voz ressoa... maneiras suaves, um sentimento de graça... Uma dignidade característica. Não está dominada pelo ego, tem um sentimento de humildade. Tenho que encontrar isso em mim mesmo. E se o encontro em mim tento partilhar com meus pacientes e colaboradores. É um longo caminho.
CORTAR SUA ENERGIA
Sabemos que o sentimento é movimento. Você sente num movimento interno que para se mover necessita de energia. A energia cria movimento. Essa é a natureza da energia. Fazemos o movimento suficientemente forte, a energia é suficientemente forte... O movimento chega a superfície e sentimos. Como fazemos para ter energia? Bom, suponho que temos que comer! Certo? Se você não come não dispõe de energia... Mas, basicamente, você também tem que respirar! Você corta os sentimentos parando o processo energético, retendo a respiração... Ou diminuindo a respiração. Não se pode de outra maneira. Se sua respiração é livre e plena, a energia é forte, você tem sentimentos fortes. E tem que vivê-los. Se você retém a respiração... O sentimento se apaga devagar como o fogo quando não recebe oxigênio. Tudo se torna mais frio e mais calmo e sua mente pode pensar.
A BIOENERGÉTICA CONSISTE EM SENTIR
Tem que sentir dentro... A Bioenergética consiste em sentir e desgraçadamente o mundo não está nisso.
Alguns livros do Lowen para se aprofundar em seu pensamento vibrante:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Consumação

Dar a ver, dar o que pensar: contra o domínio do automático

CARTA DE JULIAN ASSANGE AO REI CHARLES III